OFICINAS

Júlio e Juninho

Música

Na oficina de música, será demonstrado em uma junção de prática, vivência e conceitos de como a música se torna um importante instrumento para nossa evolução. A arte fluida, simples com essência evangelizadora responsável pela mutação de ambientes, sentimentos e atitudes…

Felipe, Isadora e Gabriela Fraga

Teatro

“Amar-se a si mesmo, a fim de amar ao próximo e, por consequência, amar-se a Deus.”
Com base na frase de Joanna de Ângelis, a oficina de teatro do XI EMEJE tem como objetivo colocar os participantes em contato aproximado consigo, com o outro e com o todo a partir de vivências artísticas, sensíveis, lúdicas, corporais e vocais. Buscar o entendimento acerca do amor e das relações que dele provém também é uma das intenções dos encontros, utilizando sempre a arte como possibilidade de criação e de reflexão não só do belo e do bom, mas também daquilo que somos e entendemos enquanto espíritos imortais passíveis de perfeição.
Indicação etária: +14

Liliane, Bruno e Alan

Educando com Jesus

Como empoderar-se para educar sendo ainda um educando? Será que sou o que sei? Ou sei o que sou? Bem vindo ao eterno presente! Esse será espaço para experenciarmos, juntos, o verbo educar como ferramenta ímpar: o Evangelho que aproxima e constrói elos. Bem vindo à melhor versão de você contribuindo com a melhor versão do outro, com Jesus no leme.

Luiz Gustavo (LG), Pedro e Tiago

PC pra que? – Oficina de multimídias

“Há urgente necessidade de que a fé, a esperança e o otimismo renasçam nos corações. (…) Que vocês levem a nossa palavra a toda parte. Aqueles que possam fazê-lo transmitam-na através dos meios de comunicação. Precisamos contagiar o nosso Movimento com estas forças positivas…” Mensagem do Espírito Eurípedes Barsanulfo, psicografada pela médium Suely Caldas Schubert em 14 de setembro de 1983, no Centro Espírita Ivon Costa, em Juiz de Fora, MG. O objetivo da oficina é trazer uma reflexão sobre os inúmeros meios de transmissão da mensagem espírita. Partindo dessa reflexão nos propomos a realizar e contruir nossa mensagem. E neste caminho questionamos: que mensagem transmitir? Que mensagem positiva temos (ou devemos buscar) em nós? Com que mensagem sintonizamos? Através de que meio transmití-la? Nas reflexões, vivências e idéias que nascem nestes 4 dias de convivência, nos propomos a realizar algo concreto (um vídeo talvez? Uma mensagem de rádio? Sinais de fumaça? toda idéia deve ser considerada!). E buscamos em nós a certeza de que podemos ser “criadores” e “realizadores” de mensagem positivas para o mundo!

Luciana e Adriano

Evangelhoterapia

Um momento de encontro com Jesus a partir do autoconhecimento. o objetivo dessa oficina é refletir sobre o posicionamento de cada um no dia a dia com relação a si mesmo, ao próximo e a Deus. Sem deixar de tomar Jesus como guia e modelo, vamos usar técnicas terapêuticas sistêmicas para tomada de consciência da realidade em que vivemos no nível reencarnatório em que nos encontramos. Será uma oportunidade de autoconhecimento, de conhecimento da intervenção sistêmica e, sobretudo, de aproximação do Evangelho de Jesus. Adriano e Luciana se dispõe a coordenar, mas na verdade quem toma conta dos nossos sentimentos é Jesus. Se você estiver disposto (a), venha juntar-se a nós com carinho, respeito e muito cuidado uns com os outros.

Guilherme, Gustavo e Jéssica

Eu, discípulo.

“Numerosas pessoas o aguardavam ao longo do caminho, ansiosas por lhe ouvirem a palavra instrutiva. Não tardou,
porém, que ele compusesse o seu reduzido colégio de discípulos.”

A oficina Eu-Discípulo busca promover momentos de reflexão e reconexão com nosso propósito maior, através do autoconhecimento e dos ensinamentos do Evangelho do Cristo.
Propomos o trabalho de olharmos para nossas feridas e nossas potencialidades por meio de exercícios reflexivos, artísticos e meditativos, podendo vivenciar a profunda introspecção e momentos potentes cheios de vivacidade.
O discípulo conectado com os ensinamentos do Mestre, se cuida, se valoriza e se ama, para que assim possa semear as sementes da Boa Nova pelos campos da Terra.

Tiago e Caroline

Renovando Atitudes

Oficina voltada para o auto conhecimento e equilíbrio nas relações consigo mesmo, com a vida e com o próximo. Afim de refletir sobre o caminho de Jesus e poder segui-lo de coração aberto.

Patrícia e Paolla

Oratória a serviço do Espiritismo

Seguindo as diretrizes de Joanna de Ângelis “Qualificar, Humanizar e Espiritizar”, esta oficina tem como proposta o aperfeiçoamento de nossos potenciais de comunicação, como instrumentos de divulgação da doutrina espírita. Importante lembrar que o trabalho de evangelização do outro começa primeiramente na evangelização do nosso coração. É um exercício de evangelizar, evangelizando-nos!
Destinada à coordenadores de estudos, evangelizadores, palestrantes, professores e iniciantes interessados na tarefa de disseminação do Evangelho de Jesus.

Júlia e Higor

O Ser Consciente

O objetivo desta oficina é ampliar a consciência de quem somos, como e onde vivemos, o que sentimos e fazemos em nosso cotidiano, buscando refletir sobre os ensinamentos de Jesus e como vivenciá-los verdadeiramente na atualidade.
É preciso coragem e disposição para se descobrir. Vamos juntos?!

Sílvio, Mayara e Bernadete

Mediunidade

O grupo irá trabalhar temas básicos com foco na construção do conhecimento a respeito da Mediunidade. Responder questões comuns como: o que é? Por que? Para que? O que fazer? Como fazer? Estudo de casos. Conceituar desobsessão: Terapia do amor.